quarta-feira, 21 de abril de 2021

NOVAS APRENDIZAGENS

Imagem via Instagram: https://www.instagram.com/profavanessafreitas/

Como havia escrito na minha primeira postagem eis que volto  para relatar alguns pontos das aulas anteriores, hoje irei falar de alguns pontos debatido na terceira aula ao qual falamos sobre a universidade suas finalidades e funções, foi uma aula com debates importantíssimos porém nesta postagem irei apenas destacar alguns ponto ao qual chamou mais minha atenção. Se tem uma grande coisa que posso dizer que eu aprendi na UFSB é que pouco sei sobre muitas coisas, por muitas vezes falta do interesse em busca conhecimento assim como por não exercer meu papel crítico na sociedade.

No primeiro momento foi abordado as expectativas quando a universidade e o futuro, para mim ao entra na Universidade foi a realização de um sonho, o sonho de estudar, de ter uma graduação, de dar orgulho a família, mas ao entrar na UFSB me deparei com muitos obstáculos e algumas frustrações, idealizei o modelo do ensino médio , o modelo conteudista o aprender a aprender que foi um dos temas também discutidos em aula mas a UFSB é um lugar aonde você aprender a desaprender aonde você inova e renova. 

O modelo interdisciplinar, tem uma presença muito forte na UFSB,  estou redescobrindo o sentido, o desejo de estar na universidade, o quão fundamental será o meu papel futuramente como docente se assim eu conseguir, as vezes colocamos na educação uma responsabilidade que várias vezes é nossa, não sabemos o que o futuro nós reservas mas sabemos o que o presente tem a nos oferecer e o que podemos um dia oferecer ao futuro.

Não posso deixar de destacar a importância do componente curricular Universidade e sociedade, que nos possibilita reflexões como essa sobre o nosso papel na universidade e o papel da universidade na sociedade, e essa problematização da minha escolha de adentrar a universidade para mim já é um grande passo.  



segunda-feira, 12 de abril de 2021

O JOGO DO PRIVILÉGIO BRANCO

 
  Vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MuOE3IJZoZU

Por meio de um simples jogo, o vídeo aborda a desigualdade racial, e como ela está presente em vários aspectos da nossa vida. Vivemos lado a lado com o chamado racismo estrutural, uma forma de racismo que tende a ser ainda mais perigosa por ser de difícil percepção. Trata-se de um conjunto de práticas, hábitos, situações e falas embutido em nossos costumes e que promove, direta ou indiretamente, a segregação ou o preconceito racial. 

Há várias falas marcantes e interessantes no vídeo que nos traz uma grande reflexão, e pontos fortes. Eu particularmente, fiquei bem emocionada, nunca sofri nenhum tipo de preconceito, vejo muito sobre isso nas redes e mídias sociais e me deixa muito triste, eu penso que poderia ser eu ou alguém próximo.

Gostei muito que mesmo sendo uma luta por igualdade racial, por igualdade de direitos e igualdade de oportunidades, ter pessoas brancas participando, falando o que é para eles o privilégio branco, e é isso somos uma grande diversidade étnico- racial e juntas podemos mais.

Acredito que a relação desse vídeo com o componente curricular Universidade e Sociedade, se dá pelo fato de que um dos objetivos do CC é trazer a reflexão sobre a forma que a universidade pode intervir na sociedade, nos possibilitando enquanto sujeitos refletir nossa origem, posição de classe e nossa inserção na universidade e sociedade.

quarta-feira, 7 de abril de 2021

A UNIVERSIDADE E EU


imagem disponível em:https://www.pimenta.blog.br/tag/ufsb/
Meu nome é Lorena Santos dos Santos, sou da LI em Linguagens estou cursando o meu quarto quadrimestre na UFSB, para essa primeira postagem no blog gostaria de relatar um pouco de alguns fatos ao qual o componente curricular Universidade e Sociedade me fizeram ver outras perspectivas em relação á universidade e eu.

 várias coisas que eu gostaria de escrever, o que é uma surpresa até para mim, que estava sem saber como iniciar, mas vou apenas destacar alguns pontos. O primeiro seria o que o professor Joel abordou no primeiro dia de aula, que é o fato de termos uma espécie de contrato com a UFSB em relação á nossa obrigação de estudar em casa, e que se não estivéssemos nos dedicando então estaríamos em dívida, e é assim que agora me sinto em dívida com a UFSB, comigo e com os estudos. Um segundo ponto ainda referente á primeira aula foi a proposta apresentada sobre o blog acadêmico ao qual não me entusiasmou muito por conta de já ter perdido um Componente Curricular (CC) justamente por não postar nada no blog. O que eu posso dizer é que hoje estou superando.

As demais aulas seguintes esclareceram muitas coisas da qual eu não sabia ou nunca tinha ouvido falar, mas vou deixar para expressá-las em postagens futuras, eu vou pular para falar da aula do dia 06.04.2021, que me trouxe até aqui a escrever essa postagem.

A pandemia além das aulas onlines, me trouxe a ansiedade e as incertezas sobre minha permanência na Universidade, os dois últimos quadrimestres e nesse também eu tenho tido um péssimo desempenho, tenho reprovado em vários CCs e quando o professor trouxe as questões envolvendo as notas, e a falta de oralidade nas aulas, tocou forte em mim, enfim é isso até a próxima postagem.