terça-feira, 1 de junho de 2021

PALAVRAS CONFUSAS

 O QUE É O VAZIO?

SERIA SE SENTIR SOZINHO

MAS O QUE É SER SÓ?

A TANTAS RESPOSTAS

A TANTAS PERGUNTAS

O QUE TE TRAS ANGUSTIA?

A NOSSA MENTE É UMA CONFUSÃO

COMO SE MANTER COM OS PÉS NO CHÃO

SEM SE PERDER DA DIREÇÃO

AH TANTAS ILUSÕES, QUE FERE CORAÇÕES

 PARA QUER SÓ PENSAR

SE PODEMOS NOS EXPRESSAR

SERIA MEDO DE SE MOSTRAR

MEDO DE FALHAR

PARA QUER ESCREVER

SE NINGUÉM VAI ENTENDER

MAS PARA QUER ESCONDER

AS PALAVRAS QUE SAI DE DENTRO DE VOCÊ

NINGUÉM PRECISA ENTENDER

SÓ COMPREENDER

QUE A CONFUSÃO DE PALAVRAS MOVE VOCÊ

E SEM QUERER SE PÕE A ESCREVER

O QUE NEM VOCÊ CONSEGUE ENTENDER


Lorena Santos dos Santos

sexta-feira, 14 de maio de 2021

GRATIDÃO



 Chegou o fim do quadrimestre 2021.3 e quero deixa aqui registrado minha gratidão a Deus que me fortaleceu, e me ajudou a insistir na Universidade, gratidão ao docente Joel Felipe e aos meus colegas, por todos os conhecimentos que foram compartilhados ao longo dos meses, não posso dizer que aprendi tudo, mas o pouco do que eu aprendi foi muito para mim, e vai ser de grande ajuda para conhecimentos futuros. Não cheguei a registrar tudo o que aprendi aqui no blog, mas quem sabe, mais lá na frente, eu volte para escrever um pouco mais sobre esse Componente.

Vou encerrar esse pequeno agradecimento com uma imagem que me deixou muito feliz no último dia de aula que foi a minha vitória no Quizlet, aonde eu mostrei meus conhecimentos e rapidez no apontamento sobre o plano orientador da UFSB.






domingo, 2 de maio de 2021

FILME LUTERO

Imagem disponível em: http://historiadodireitofmp.blogspot.com/2015/06/filme-lutero.html

O filme conta a história de Martinho Lutero, monge alemão, fundador da Igreja Protestante. Devido aos abusos da Igreja Católica no século XVI, com grande exploração de seus fiéis, especialmente por meio da venda de indulgências, Lutero lutou por uma igreja voltada a Deus, sem a corrupção dos poderosos católicos da época.

Ao dar início à Reforma Protestante, Lutero não imaginava que suas ideias motivariam rompimentos dentro do clero e uso político pelos reis e príncipes. A sua tradução da Bíblia para o alemão possibilitou a leitura e interpretação da Sagrada Escritura por parte do próprio fiel.

Martin Lutero foi um grande estudioso, com uma mente brilhante e independente cursou faculdade de filosofia, direito e teologia, foi professor universitário, escreveu vários livros, Lutero era um homem que acreditava e lutava por seus ideais, sua luta se estendeu a economia, a política, a música e a educação.

Com esforço Lutero conseguiu aos poucos abrir os caminhos para a liberdade religiosa, morreu de forma natural em 1546. Seu legado permanece vivo até hoje.

OBS: Para quem quiser assistir o filme encontrei disponível no aplicativo The Filmes que vocês podem baixar no Play Store.

Referência

https://www.infoescola.com/biografias/martinho-lutero/

PAULO FREIRE - PEDAGOGIA DA AUTONOMIA

Imagem disponível em:http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/4-%20Freire_P_%20Pedagogia%20da%20autonomia.pdf

Fizemos uma  leitura compartilhada do livro pedagogia da autonomia de Paulo Freire, o livro foi dividido em partes para cada estudante, e na aula divididos em grupos foi feita uma breve síntese do que foi lido, foi um aula muito dinâmica, fizemos o uso do jamboard, uma plataforma muito interessante.

Gostaria de deixar registrado aqui o resumo do tópico do capítulo 3 que foi um dos quais eu fiquei responsável pela leitura, uma leitura muito reflexiva, que abordou o professor no espaço pedagógico , assim como seu comprometimento com o ensinar e a sua relação com os alunos. 

                                3.2  Ensinar exige comprometimento

Paulo Freire traz um novo saber que é perceber que não é possível exercer o ofício de professor sem que nada ocorra. Que não há como o docente escapar da apreciação dos discentes, por isso uma das preocupações centrais de Paulo Freire é fazer a aproximação do que se diz e faz, com que parece ser e o que realmente está sendo. A franqueza do professor com o aluno fortalece o vínculo de confiança.

Na prática docente sobretudo tem que se estimular os alunos a fazer perguntas, assim ele mesmo deve se preparar ao máximo para explicar melhor e nunca enrolar os alunos na hora de responder uma pergunta. Paulo Freire sugere que os professores fiquem atentos e desenvolvam a habilidade de interpretar o aluno ( o silêncio, um sorriso etc..), e que a presença do professor não pode passar despercebido na classe pois é em si uma presença política.

quarta-feira, 21 de abril de 2021

NOVAS APRENDIZAGENS

Imagem via Instagram: https://www.instagram.com/profavanessafreitas/

Como havia escrito na minha primeira postagem eis que volto  para relatar alguns pontos das aulas anteriores, hoje irei falar de alguns pontos debatido na terceira aula ao qual falamos sobre a universidade suas finalidades e funções, foi uma aula com debates importantíssimos porém nesta postagem irei apenas destacar alguns ponto ao qual chamou mais minha atenção. Se tem uma grande coisa que posso dizer que eu aprendi na UFSB é que pouco sei sobre muitas coisas, por muitas vezes falta do interesse em busca conhecimento assim como por não exercer meu papel crítico na sociedade.

No primeiro momento foi abordado as expectativas quando a universidade e o futuro, para mim ao entra na Universidade foi a realização de um sonho, o sonho de estudar, de ter uma graduação, de dar orgulho a família, mas ao entrar na UFSB me deparei com muitos obstáculos e algumas frustrações, idealizei o modelo do ensino médio , o modelo conteudista o aprender a aprender que foi um dos temas também discutidos em aula mas a UFSB é um lugar aonde você aprender a desaprender aonde você inova e renova. 

O modelo interdisciplinar, tem uma presença muito forte na UFSB,  estou redescobrindo o sentido, o desejo de estar na universidade, o quão fundamental será o meu papel futuramente como docente se assim eu conseguir, as vezes colocamos na educação uma responsabilidade que várias vezes é nossa, não sabemos o que o futuro nós reservas mas sabemos o que o presente tem a nos oferecer e o que podemos um dia oferecer ao futuro.

Não posso deixar de destacar a importância do componente curricular Universidade e sociedade, que nos possibilita reflexões como essa sobre o nosso papel na universidade e o papel da universidade na sociedade, e essa problematização da minha escolha de adentrar a universidade para mim já é um grande passo.  



segunda-feira, 12 de abril de 2021

O JOGO DO PRIVILÉGIO BRANCO

 
  Vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MuOE3IJZoZU

Por meio de um simples jogo, o vídeo aborda a desigualdade racial, e como ela está presente em vários aspectos da nossa vida. Vivemos lado a lado com o chamado racismo estrutural, uma forma de racismo que tende a ser ainda mais perigosa por ser de difícil percepção. Trata-se de um conjunto de práticas, hábitos, situações e falas embutido em nossos costumes e que promove, direta ou indiretamente, a segregação ou o preconceito racial. 

Há várias falas marcantes e interessantes no vídeo que nos traz uma grande reflexão, e pontos fortes. Eu particularmente, fiquei bem emocionada, nunca sofri nenhum tipo de preconceito, vejo muito sobre isso nas redes e mídias sociais e me deixa muito triste, eu penso que poderia ser eu ou alguém próximo.

Gostei muito que mesmo sendo uma luta por igualdade racial, por igualdade de direitos e igualdade de oportunidades, ter pessoas brancas participando, falando o que é para eles o privilégio branco, e é isso somos uma grande diversidade étnico- racial e juntas podemos mais.

Acredito que a relação desse vídeo com o componente curricular Universidade e Sociedade, se dá pelo fato de que um dos objetivos do CC é trazer a reflexão sobre a forma que a universidade pode intervir na sociedade, nos possibilitando enquanto sujeitos refletir nossa origem, posição de classe e nossa inserção na universidade e sociedade.

quarta-feira, 7 de abril de 2021

A UNIVERSIDADE E EU


imagem disponível em:https://www.pimenta.blog.br/tag/ufsb/
Meu nome é Lorena Santos dos Santos, sou da LI em Linguagens estou cursando o meu quarto quadrimestre na UFSB, para essa primeira postagem no blog gostaria de relatar um pouco de alguns fatos ao qual o componente curricular Universidade e Sociedade me fizeram ver outras perspectivas em relação á universidade e eu.

 várias coisas que eu gostaria de escrever, o que é uma surpresa até para mim, que estava sem saber como iniciar, mas vou apenas destacar alguns pontos. O primeiro seria o que o professor Joel abordou no primeiro dia de aula, que é o fato de termos uma espécie de contrato com a UFSB em relação á nossa obrigação de estudar em casa, e que se não estivéssemos nos dedicando então estaríamos em dívida, e é assim que agora me sinto em dívida com a UFSB, comigo e com os estudos. Um segundo ponto ainda referente á primeira aula foi a proposta apresentada sobre o blog acadêmico ao qual não me entusiasmou muito por conta de já ter perdido um Componente Curricular (CC) justamente por não postar nada no blog. O que eu posso dizer é que hoje estou superando.

As demais aulas seguintes esclareceram muitas coisas da qual eu não sabia ou nunca tinha ouvido falar, mas vou deixar para expressá-las em postagens futuras, eu vou pular para falar da aula do dia 06.04.2021, que me trouxe até aqui a escrever essa postagem.

A pandemia além das aulas onlines, me trouxe a ansiedade e as incertezas sobre minha permanência na Universidade, os dois últimos quadrimestres e nesse também eu tenho tido um péssimo desempenho, tenho reprovado em vários CCs e quando o professor trouxe as questões envolvendo as notas, e a falta de oralidade nas aulas, tocou forte em mim, enfim é isso até a próxima postagem.