Imagem disponível em:http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/4-%20Freire_P_%20Pedagogia%20da%20autonomia.pdf |
Fizemos uma leitura compartilhada do livro pedagogia da autonomia de Paulo Freire, o livro foi dividido em partes para cada estudante, e na aula divididos em grupos foi feita uma breve síntese do que foi lido, foi um aula muito dinâmica, fizemos o uso do jamboard, uma plataforma muito interessante.
Gostaria de deixar registrado aqui o resumo do tópico do capítulo 3 que foi um dos quais eu fiquei responsável pela leitura, uma leitura muito reflexiva, que abordou o professor no espaço pedagógico , assim como seu comprometimento com o ensinar e a sua relação com os alunos.
3.2 Ensinar exige comprometimento
Paulo Freire traz um novo saber que é perceber que não é possível exercer o ofício de professor sem que nada ocorra. Que não há como o docente escapar da apreciação dos discentes, por isso uma das preocupações centrais de Paulo Freire é fazer a aproximação do que se diz e faz, com que parece ser e o que realmente está sendo. A franqueza do professor com o aluno fortalece o vínculo de confiança.
Na prática docente sobretudo tem que se estimular os alunos a fazer perguntas, assim ele mesmo deve se preparar ao máximo para explicar melhor e nunca enrolar os alunos na hora de responder uma pergunta. Paulo Freire sugere que os professores fiquem atentos e desenvolvam a habilidade de interpretar o aluno ( o silêncio, um sorriso etc..), e que a presença do professor não pode passar despercebido na classe pois é em si uma presença política.
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