sexta-feira, 14 de maio de 2021

GRATIDÃO



 Chegou o fim do quadrimestre 2021.3 e quero deixa aqui registrado minha gratidão a Deus que me fortaleceu, e me ajudou a insistir na Universidade, gratidão ao docente Joel Felipe e aos meus colegas, por todos os conhecimentos que foram compartilhados ao longo dos meses, não posso dizer que aprendi tudo, mas o pouco do que eu aprendi foi muito para mim, e vai ser de grande ajuda para conhecimentos futuros. Não cheguei a registrar tudo o que aprendi aqui no blog, mas quem sabe, mais lá na frente, eu volte para escrever um pouco mais sobre esse Componente.

Vou encerrar esse pequeno agradecimento com uma imagem que me deixou muito feliz no último dia de aula que foi a minha vitória no Quizlet, aonde eu mostrei meus conhecimentos e rapidez no apontamento sobre o plano orientador da UFSB.






domingo, 2 de maio de 2021

FILME LUTERO

Imagem disponível em: http://historiadodireitofmp.blogspot.com/2015/06/filme-lutero.html

O filme conta a história de Martinho Lutero, monge alemão, fundador da Igreja Protestante. Devido aos abusos da Igreja Católica no século XVI, com grande exploração de seus fiéis, especialmente por meio da venda de indulgências, Lutero lutou por uma igreja voltada a Deus, sem a corrupção dos poderosos católicos da época.

Ao dar início à Reforma Protestante, Lutero não imaginava que suas ideias motivariam rompimentos dentro do clero e uso político pelos reis e príncipes. A sua tradução da Bíblia para o alemão possibilitou a leitura e interpretação da Sagrada Escritura por parte do próprio fiel.

Martin Lutero foi um grande estudioso, com uma mente brilhante e independente cursou faculdade de filosofia, direito e teologia, foi professor universitário, escreveu vários livros, Lutero era um homem que acreditava e lutava por seus ideais, sua luta se estendeu a economia, a política, a música e a educação.

Com esforço Lutero conseguiu aos poucos abrir os caminhos para a liberdade religiosa, morreu de forma natural em 1546. Seu legado permanece vivo até hoje.

OBS: Para quem quiser assistir o filme encontrei disponível no aplicativo The Filmes que vocês podem baixar no Play Store.

Referência

https://www.infoescola.com/biografias/martinho-lutero/

PAULO FREIRE - PEDAGOGIA DA AUTONOMIA

Imagem disponível em:http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/4-%20Freire_P_%20Pedagogia%20da%20autonomia.pdf

Fizemos uma  leitura compartilhada do livro pedagogia da autonomia de Paulo Freire, o livro foi dividido em partes para cada estudante, e na aula divididos em grupos foi feita uma breve síntese do que foi lido, foi um aula muito dinâmica, fizemos o uso do jamboard, uma plataforma muito interessante.

Gostaria de deixar registrado aqui o resumo do tópico do capítulo 3 que foi um dos quais eu fiquei responsável pela leitura, uma leitura muito reflexiva, que abordou o professor no espaço pedagógico , assim como seu comprometimento com o ensinar e a sua relação com os alunos. 

                                3.2  Ensinar exige comprometimento

Paulo Freire traz um novo saber que é perceber que não é possível exercer o ofício de professor sem que nada ocorra. Que não há como o docente escapar da apreciação dos discentes, por isso uma das preocupações centrais de Paulo Freire é fazer a aproximação do que se diz e faz, com que parece ser e o que realmente está sendo. A franqueza do professor com o aluno fortalece o vínculo de confiança.

Na prática docente sobretudo tem que se estimular os alunos a fazer perguntas, assim ele mesmo deve se preparar ao máximo para explicar melhor e nunca enrolar os alunos na hora de responder uma pergunta. Paulo Freire sugere que os professores fiquem atentos e desenvolvam a habilidade de interpretar o aluno ( o silêncio, um sorriso etc..), e que a presença do professor não pode passar despercebido na classe pois é em si uma presença política.